segunda-feira, 26 de novembro de 2007

À Beira-Mar


Estou dividida
E para sempre indecisa.
Vivo em opostos
Para a eternidade enloquecida
Quero bradar silêncios
Como gritos murmurar
Em opostos concebida;
Em meia perfeição jamais percebida
Sou o copo por encher
A água a transbordar
Não sei que faça de minha quietude
Se para sempre quero viajar
Sou louco sem tino
Ajuízada por demais
Quero o meu canto saudar
Entre multidões vociferar
Alma, fantasma, vislumbre
Ser atormentado entre água e fogo
Senhor Peixes ouve,
Leão Senhor fala.
Escuto ondas, vagas de memória
Sou incandescente, futura erupção
Incontrolável coisa indomável
Esquizofrenia de vida!
Morte e vida por fases
Morre ele, vive ela;
Suicída-se ela, renasce ele.
Copos constantes
Fogos fátuos intermitentes
Vivo de opostos
Razões sem lógica:
Dócil gato medroso,
Eriçado felino astuto.
Tenho luas por agir
Mentes por conseguir
Mulher, homem
Homem, mulher
Quem é quem,
E quem virá?
Sou doido desvairado
Confusa temerária
Sou sentido de impossibilidade
Equação sem solução
De espera a calma,
Caos por advir
Gritemos profundos silêncios
Clamar sanidade!
Vivo da cidade,
Do campo e mentalidade
Quero saber as verdades
Quem é quem,
E quem serei!
Calma ou desvario,
Lógica ou ambiguidade?
Entres peças que encaixam
Há mais sobras que vontades
Um Dó Li Tá,
Serei livre ou fico como está?
Um dia governarei o mundo
E serei um ser só
Opostos deixarei de ter
E a minha vida cessa de o ser
Em vida e morte, um e outro
Apenas um dia se saberá
Em fúnebre funeral funesto
Qual prevalecerá

12 comentários:

Victor Nogueira disse...

Olá :-)
Dei pela tua passagem hoje por um dos meus Kant_inhOs. Estes teus blogs são escritos a 4 mãos, como algumas peças musicais para piano, ou és como Santo António ou Fernando de Bulhões, que simultaneamente estava em Pádua, salvo erro celebrando a missa, e em Lisboa, a defender o pai dum crime que este não cometera?
Bjo
VM

Victor Nogueira disse...

Ah, ao ler este poema dual, na toada lembrei-me do António Gedeão, aliás Rómulo de Carvalho.
Bi-bjo
VM

Anónimo disse...

Um dia vou ler este poema à beira-mar.

Leonor disse...

Porque dizes que este meu poema e dual? Ou então que os blogs onde estou são escritos a quatro mãos? E, é sempre um gosto passar pelos teus cantinhos. um beijo senhor Vitor

Expresso Oriente disse...

tu... desculpa-me... mas depois disto... só consigo... escrever:

WOW!!!!

Leonor disse...

Agora deixaste-me super contente depois de um dia tão stressante. Fico feliz que tenhas voltado, mesmo que por pouco tempo. :) já tinhas saudades tuas. Hmm, acho que iria aconselhar Murakami entre a realidade de o fantástico ou então, Franz Kafka - The Trial. Dois autores que, sinceramente, quero realmente ler. Vou passar no teu cantinho agora. :)

Anónimo disse...

Murakami... adorei. quero ler mt + dele, sem dúvida. Kafka já li... devo dizer que esperava mais... mas também nos faz pensar...

e.o.

Å®t Øf £övë disse...

Leonor,
Estas são palavras fortes, que deixam transparecer um forte conflito interior de personalidades diferentes, em que nenhuma se destaca, e em que nenhuma consegue emergir em relação à outra.
Bjs.

Leonor disse...

E.O: o que é mais dificil de entender é que o primeiro livro de Murakami saiu em 1982 se não me engano. E, apenas pouco tempo possivelmente dois anos talvez, chegou a Portugal. Mas entre leituras mais dificeis, é um optimo autor.

Art of Love: São conflitos tais que nem sequer temos a noção. Somente após as palavras se mostram

Victor Nogueira disse...

Viva
Dei pela rua passagem por um dos meus blogs. De qualquer maneira hoje é o meu dia de visitas, pelo que sempre viria aqui. Assim, apenas antecipei a vinda.
«Senhor Vitor», Senhora Dona Leonor?
Dual porque ou este blog é escito por duas pessoas distintas, ou pk assumes duas identidades complementares ou pk o poema, se bem li, é um diálogo,
Bjo, se mal não parece :-)
VM

Å®t Øf £övë disse...

Leonor,
Se Eu Blogo Logo existo... e se existo é porque penso, por isso te digo que este "Até não é um mau blog".
Gostava que quando tivesses uma oportunidade passasses para ires buscar o prémio.
Bjs.

Victor Nogueira disse...

Olá :-)
Repassei por aqui para desejar-te as maiores felicidades no resto dos dias das nossas vidas e convidar-te para passsares pelo Ao Sabor do Olhar, em
http://osabordolhar.blogspot.com/2007/12/tempo-estao-mudana-e-memria-ou-registo.html

Um abraço
Victor Nogueira