quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Amarras Brancas


Nas vidas que temos
Discutir é o que está a dar
Ora porque não lemos
Ou a vida está a acabar
Mas nestes ciclos sem fim
Onde galinhas de aviário
Encontram-se em secundário
Eu falarei de sóis
Enquanto tu falarás de anzóis
Apesar de não ter sentido
Não percamos o sizo
Assim comecei
E aqui errei
Ao explicar o mesmo
Que já tinhas explicado a mim
Ao mesmo voltamos
Sem que ele tivesse algum fim
Mas como o fim assim será
E para sempre ficará
O mesmo voltará ao mesmo
Porque é o mesmo
Que está para aterrar
E assim o mesmo terá
Pois a si mesmo quis superar
E disto mesmo
No mesmo cairá
Porque daqui saiu
E não fugiu
E em mesma coisa ficamos
Porque nada alcançamos
Tal erro, erro é
Que acaso algum elucidamos
E nisto o mesmo fica
Talvez por birra
Ou mesmo por se apologista
De causas perdidas
Que assim mesmo ficaram
Pois ao abismo destinaram
E em tudo isto
A o mesmo embicaram
Tardando já
O longínquo fim alcançar
O mesmo que anseiam para me calar
Mas aqui mesmo desejo
Que o mesmo todos desejem
Talvez por burrice
Ou com vontade de gralhice
Com enorme afecto
Que de vós mesmo espero
O mesmo que vós esperam de mim
O resumo a todas as partes
Que é apelidado de fim
Mas com o mesmo
Que de certo fartos estão
Delicio-me tanto como no início
Por o mesmo ser a causa
Do vosso hospício

13 comentários:

Leonor disse...

Ao contrário de tantas vezes, o meu testemunho fica aqui primeiro. Eu sei eu sei que já antes se tinham queixado de repetição, mas apeteceu-me piorar só para vos chatear :)

Moon princess* disse...

Assim como tu minha leonor me delicio tanto como no inicio como no fim a ler cada palavra que escreves...
Por vezes é necessario repetir...a repetição enriquece o que esreves na medida em que fortalece os sentimentos que estão patentes na tua escrita.
Repete-te se assim o sentes e desejas!
repete-te!
"O resumo a todas as partes
Que é apelidado de fim"... Gostei tanto desta frase minha leonor.
Continua...as tuas palavras dão me vida.

Leonor disse...

Obrigado pelo comentário Cy. Gostei muito. Vou continuando enquanto a caneta escrever, nunca se sabe quando irá acabar

Expresso Oriente disse...

ahahahahah
adorei!
Interpreto este poema como uma crítica às discussões inúteis que tantas vezes ouvimos e em que, muitas outras, participamos e alimentamos... com o caso particular daquela que despoletei com o último poema! eheheheh
Aqui a repetição faz muito sentido pois representa o "bater na mesma tecla".
Gostei!
Este foi de mestre!

Beijinhos e bom fds

Leonor disse...

Obrigada, faz-me sentir bem quando "oiço" uma boa nova. Ao menos o comentário não foi algo como; "não gosto, é muito repetitivo."
Eu não vejo este poema como um foco em conversas inúteis, isso pode ser uma das interpretações. Eu vejo-o mais como quando as pessoas dizem que se compreendem mutuamente e, no entanto, as suas conversas não desenvolvem.
Beijos

Expresso Oriente disse...

A repetição aqui faz sentido, como em muitos dos teus primeiros poemas. Já no outro que disse não ter gostado, não lhe achei sentido, achei que se tornava cansativo.
Curioso, não foi essa a interpretação que fiz do texto, de facto. Vi mais uma conversa/discussão entre 2 ou mais pessoas que estão horas a quererem contraduzer-se, quando, na verdade, passam o tempo todo a dizer a mesma coisa que o outro contra quem pretendem arranjar (contra)argumentos, sem entenderem que o ponto de vista é sempre o mesmo...
Mas é isto que faz os bons textos: a soma de interpretações - a do autor, a dos leitores, dos críticos, dos professores... Isto é LITERATURA :)

Moon princess* disse...

Mais uma vez devo dizer que não concordo com "discussoes inuteis".
Se o considera discussoes inuteis, devo dizer entao que delas não deveria participar...
Confesso que deste vez quem levou a peito fui eu...
E torno-me a repetir as opinioes devem ser respeitadas e ouvidas e não consideradas inuteis.
Respondo-lhe apenas com o intuito de manifestar o meu desagrado.

Leonor disse...

Não estás a perceber o fio à meada. Aqui não se trata de criticar as discussões (positivas ou negativas) que aqui se tem nos comentários. O meu poema é na verdade sim uma critíca às discussões inúteis e à falsidade como muitas pessoas afirmam ter a capacidade de se auto compreenderem, quando na verdade não. E, considero que quando as pessoas tentam dar a entender um ponto de vista que na realidade até pouco percebem ou, ainda que, pensem estarem a defender quando na verdade não o estão acho que são opiniões que não devem ser tomadas em conta. Talvez ouvidas, porque todos nós temos o direito à liberdade de expressão e ao respeito por todos mas, nem sempre é possível a relevância de todas opiniões. O que estás a trocar. Todas as opiniões devem ser levadas em consideração, mas serão elas todas plausíveis? Será que todas as opiniões ouvidas merecem importância mesmo quando são absurdas? O que nos leva mais além é a inovação ao contrário da estagnação que uma troca de opiniões inúteis são.

Moon princess* disse...

O problema está em saber avaliar o que é plausivel e o que não é...
E quem sou eu ou és tu para o avaliar?
hahahahah é so um exemplo minha leonor...Daí eu não considerar nenhuma opinião inuti. Inutil é não tentar perceber o ponto de vista do outro por que achamos que apenas o nosso e mais alguns são plausiveis.

Leonor disse...

Mas não é isso que está em causa. Não há nenhum padrão de avaliação e em muitos casos abstenho-me de avaliar como em outros avalio. Situações e situações. Não é a inutilidade das opiniões por achar que só as nossas opiniões é que são verdadeiramente plausíveis. Estamos a falar de momentos, de conversas em si absurdas, que a todos acontecem, conversas inúteis pois não desenvolvem do mesmo ponto por falta de compreensão entre si ou por uma comunicação deficiente.

Leonor disse...

Há uma coisa que tem de ter em consideração minha gente. Isto relativo à vossa troca de comentários em relação ao poema anterior e que aqui continua (e que só agor reparei). A escrita só por si é deficiente quando se trata de uma troca de ideias profundas, discussão, o que queiram chamar. A falta de contacto humano e visualização da linguagem corporal, gera em si muitas vezes uma discussão pior da que seria de esperar. Vamos refrear os animos que percebo que muito se anda a dizer por falta de uma melhor comunicação. Não quero aqui proibir ninguém a se manifestar tanto o seu desagrado como o que lhe agrada. Mas de modo algum não quero inamizades por aqui. Especialmente vindo de pessoas que mais prezo por comentárem e interpretarem o meu blog. E mais, este sim é um local de troca de ideias, opiniões onde todas são valorizadas. Mas não acho que seja um coliseu para lutas entre gigantes. Vamos cá ver, isto não é um blog político.

Moon princess* disse...

Minha cara leonor vai ao msn falar comigo...
Em relação ao que disses-te, sim concordo contigo.

Leonor disse...

Desculpa-me, não pude ir