domingo, 12 de agosto de 2007

Retratos


Esta é a história!
Que aqui está para ficar
De dois antigos velhos
Que a voltam ao mundo deram
Voaram em palhinhas
Montados em fuinhas
Nenhum deles sabia o que fazia
Nem tão pouco o que se dizia
Falava-se de loucura
Falava-se de insanidade
E tudo o que eles alegavam
Era pura mentalidade!
Nada disto faz sentido
Mas que pouco importa
Se estamos vivos!
Eram velhos e senis
Solitários loucos que gritam!
De sua companhia solidão
Mais o silêncio de uma multidão
Percorreram o mundo da sua casa
Colecções de uma vida
Foram as rochas encontrar
O fim do mundo e o seu ínicio
Voltas e voltas deram no horizonte!
Na procura do significado de uma vida
Que aí se deixou ficar
Sem que alguém o pudesse alcançar
Se não fossem velhos idosos estes
Estariam presos gritando
Em jaulas sem barras
Pintadas de branco!
Ninguém quer saber
Ninguém houve
A ameaça da pistola de fogo
De um isqueiro velho e sem função
Assim são os nossos velhos
Vão ao farol atirar-se de alturas!
Enquanto cá em baixo estão
Olhando sem perguntas
Tudo isto é loucura e muito mais
Vã a procura de sentido onde não há
Mas existem estes velhos
Tendo tanto de loucura como sanidade
São os mais sábios de qualquer povo
Conscientes da sua verdade
Ninguém acredita neles
É pura insanidade!
De coletes postos e amarrados
Falam de sabedoria difícil de assimilar
Os mais jovens falam com desprezo
Tudo neles é troça e incredibilidade
Que mais tarde irão pagar com insanidade!
É a história de uma vida
E de outras mais:
De anormalidades que são verdades
De mentiras que são sanidades
De loucuras que são normalidades
Esta é a história!
De dois velhos e nada mais
Foram às rochas
Caçar e ser caçados
Para o mar pescar
Os azares de peixes e moluscos seres
Deixando, finalmente, escapar
Triunfante último suspiro
A volta ao mundo acabou
Tal como a insanidade e o martírio!

19 comentários:

Anónimo disse...

Vais-me perdoar a sinceridade mas... não gostei nada. Gralhas flagrantes, muito repetitivo, um pouco cansativo e com falta de subtexto que sempre enriquece tanto os teus poemas.

E.O.

R disse...

Ainda dizem que a idade traz juízo. Quanto ao texto é verdade que tem algumas gralhas mas isso acontece a todos, mas não concordo com a falta de subtexto, porque gosto do teu estilo povoado de elipses. Continua...

José Faria disse...

Saúde!
Hoje decidi visitar “Os Maias Blogs”
Já não era sem tempo.
E só para relembrar que
A MAIA SOMOS NÓS, MAIATOS!
Já Vieira de Carvalho o afirmava!
Cumprimentos e bons Posts!

Leonor disse...

Bom é verdade que tem gralhas. Tais que até eu não gosto. Mas para ser sincera assim quis deixar. Quanto ao repetitivo é verdade que existe, mas também como na maior parte dos meus poemas. Umas vezes fica bem outras mal. Aparentemente aqui não gostaram. O subtexto existe, pode ser preciso é o próprio leitor dar largas à sua imaginação também.

Soul, Heart, Mind disse...

Ainda bem que não levas a mal. Na verdade, é sinal que eu de facto te leio. A mim irritam-me os banais e vazios "mt lindo. beijinho". Gosto dos teus textos e estou aqui para os apreciar. Como tu disseste nem sempre sai bem... a mim sai-me mal muitas vezes. Mas continua que eu quero ler mais! :)
kisses de um comboio vagaroso

E.O.

Leonor disse...

O "muito lindo, beijinhos" é completamente vazio. Existe simplesmente para agradar quando não se gosta. Quando sai mal tem que se continuar a tentar. e eu tento melhorar sempre que posso, tal como muitos outros. Só que, no entanto, nem sempre está bem. Tal como tu e eu.

Anónimo disse...

Não... tem a ver com o desinteresse com que muitas vezes andam pelos blogues, não para ler o que se escreve mas com outras intenções. E eu... abomino isso. E tb cm n tenho tendências lésbicas e não te quero engatar... eheheh
Estou de regresso. Já há net. :)

E.O.

Leonor disse...

Eu cá sou muito liberal, apesar de as minhas tendências serem outras daí não haver perigo para ambos os lados. E, por fim, temos uma opinião comum sobre tais comentários. E face a tua recente aquisição - aleluia!

Moon princess* disse...

Por vezes as palavras que menos sentido revelam são as que mais veracidade demonstram...
Em relação a alguns comentarios que li relativamente a este poema devo dizer que as palavras escritas com sentimento nunca são vazias e nunca "estão mal"...
É necessario buscar o profundo em cada palavra escrita e não ficar pelo superficial e dizer "não gostei"...
Existe muito para além da breve passagem do olhar pelas palavras...
E sim é em ti leonor que eu encontro este "muito mais..."..
As tuas palavras não conseguem ser tocadas...

Leonor disse...

O que eu escrevo, digamos para mim, vai para além do meu próprio compreendimento. E, as minhas palavras, se tal exemplo for o tomado, serão compreendidas de variadas formas por as variadas pessoas que aqui passam. Fico contente pelo comentário Cy :)

Anónimo disse...

Cara Cristy,
tomo este "Em relação a alguns comentarios que li relativamente a este poema devo dizer que as palavras escritas com sentimento nunca são vazias e nunca "estão mal"" como uma referência aos meus comentários que se tivesse realmente lido/interpretado saberia não diria nunca que "foram ficar pelo superficial e dizer "não gostei"...". Até porque se realmente tem acompanhado este blogue e os comentários que têm sido escritos teria verificado que eu fui desde o início uma grande apreciadora dos textos da "Leonor" e que sempre a incentivei. Aliás, o grande apoio a um escritor não é o amigo que dá palmadinhas nas costas e diz "muito bem" a tudo o que lê (com maior ou menor qualidade), mas sim aquele que lhe aponta aquilo que está menos bem e o ajuda a aperfeiçoar. É assim que todos crescemos e nos aperfeiçoamos.

Leonor: escreve mulher.

E.O.

Leonor disse...

Primeiro vamos a ter calma por aqui minha gente, não quero sangue derramado.
Segundo, não me apresses E.O. porque senão vais ter mais poemas como este e depois não vais gostar porque tem muitas gralhas. Isto comigo sai muito lento, especialmente de férias que fico extremamente preguiçosa e não faço nada.
Mal eu tenha uma ideia eu escrevo logo e ponho aqui, nada de preocupações.

Anónimo disse...

férias... n me falem de férias... novamente a precisar daquelas q n tive e... longe... bem longe...

e.o.

p.s.: eu espero... eu espero. n julgues q me vou embora.

Moon princess* disse...

Caro e.o... o verdadeiro apoio tambem não é aquele que critica em vão usando uma argumentação pouco significatica ou melhor dizendo nada significativa "não gostei".Mas sim aquele que interpreta a alma de quem escreve e não se limita a absorver infinitamente erros que só na sua cabeça poderão existir.
Mas agradeço a resposta se assim o posso dizer e a sinceridade.
E retribuo a mesma sinceridade.

Expresso Oriente disse...

aiaiai...
Minha cara, Cristy.
Parece-me que para quem fala tanto em "interpretações" nem sequer lê o que escrevo, ou não me estaria a tratar no masculino... Este é o 1.º ponto.
2.º ponto, também não me viu escrever "não gostei. (ponto final)", pois não? Se tivesse lido com atenção teria visto as razões que me levaram a dizer que não havia gostado deste poema em questão. É claro que ninguém tem de concordar com a minha opinião, todos sentimos, pensamos e interpretamos de forma diferente ou, então, seria muito mau.
3.º ponto: "erros que só na sua cabeça poderão existir"... bem, esta, confesso, levei a peito (até por razões profissionais) e só não lhe aponto os "erros que só na minha cabeça existem" pelo respeito que a "Leonor" me merece...

Atentamente,
E.O.

Moon princess* disse...

Confesso que so depois de escrever o meu comentario é que reparei que se tratava de uma mulher...peço desculpa.
Todos nos temos formas diferentes de pensar, sentir e exprimir.
Eu exprimi a minha opinião e obtive uma resposta. Resposta essa que aceito e respeito. Contudo não partilho da mesma opinião. Mas o que é a riqueza deste mundo e a magia da escrita se todos nós tivessemos os mesmos pensamentos...
Para a dizer a verdade, adoro falar com pessoas cujas opinioes divergem das minhas...
Em relação aos erros que poderão apenas existir na sua cabeça, eu referia-me à critica em relação às repetições. Passo a explicar, eu não dou um sentido negativo ao uso de repetições, pois considero-as importantissimas como uma forma de expressão.Aqui estão as razões. Peço desculpa pela ofensa, não era de todo a minha intenção. Mas penso que devemos respeitar e aceitar todas as opiniões. Nenhum ser é dono absoluto da verdade e da perfeição. E por vezes aquilo que parece imperfeito é a maior perfeição existente.
Como li em algum sitio que confesso não me recordadar agora, não considero esta troca de palavras uma "discução", mas sim uma forma de comunicação em que diferentes pensamentos são dados a conhecer.
Apesar de tudo, digo com sinceridade que apreciei as palavras que obtive na sua resposta.
Mais uma vez peço desculpa se ofendi.


Agora para ti minha leonor, o mais importante para mim de todas estas palavras é que estamos aqui contigo e que valorizamos o que escreves.

Expresso Oriente disse...

"Discussão" escreve-se com dois "s".
A repetição foi apontada como um erro. Já as gralhas não as poderia deixar de fazer notar pois o texto desvaloriza-se, o que é uma pena.
Quem não aceitou opiniões foi a cara "cristy" ou "penelope" que se atirou a mim com todas as armas como se eu estivesse aqui para desvalorizar o trabalho de alguém ou calar uma poeta a quem desde o início só tenho dirigido palavras de incentivo. Li todos os comentarios feitos e respeitei-os, apenas a senhora se sentiu ofendida com os meus; até a própria autora aceitou os meus comentários e observações e ela era a única a quem reconheço o direito de se ofender e os negar.

Quanto às discussões inúteis a que eu me referi no poema de cima e com as quais a senhora ficou tão ofendida, não que tenha de me justificar, até porque as minhas palavras eram mais de auto-crítica, queria com o "inútil" apenas dizer que, na minha modesta e humilde opinião, não nos levaram a lado nenhum...

Atentamente,
E.O.

Moon princess* disse...

Leia bem todos os comentarios...principalmente o meu ultimo e este seu ultimo também e depois diga-me quem "se atira com todas as armas".
Mas por favor leia com atenção.
Não espere mais qualquer tipo de resposta minha, pois será uma espera inutil...
Eu não consigo partilhar ideias com pessoas que "discutem" e não aceitem.
E já agora obrigado por me ter corrigido. Decerto se não o tivesse feito eu nem teria reparado por isso desde já agradeço. Não tomo como uma critica, muito pelo contrario.
atenciosamente

Moon princess* disse...

Algo ficou por dizer...
Eu não neguei as suas opiniões, simplesmente dei as minhas opiniões.
Agora sim me despeço.Continuação de bons posts pois já tive a oportunidade de os ver.