segunda-feira, 25 de junho de 2007

Naus e Caravelas


Estou presa em mim mesma
Incapaz de me libertar
Os meus sonhos destroçados por meras sobrevivências
Quero gritar ao mundo
Falar de injustiças!
Mas sou eu a cega, quem não olha a verdades
Enganei-me a mim própria
Mais do que devia
Ó Tágide minha!
Porquê tanta hipocrisia?
Falamos de bem, desejamos o mal
Más línguas falantes, venenos dispersantes
Quero ver, curiosidade felina
O resultado de tamanha epidemia
Luz brilhante de um fogo opaco
Destruição de vidas, apocalipse vindouro
Naufrágios de muita gente, qual Adamastor enfurecido
Não somos mais praia ilustre Lusitana
Meros destroços gloriosos
Fui sonhos e ilusões
Sou despojos e pilhagens
Quero fugir de demónios jocosos
Inúteis gladiadores mortos
Meu pobre, humilde batel
Não sobrevives à tempestade da minha mente
Tais esquerdas racionais, absurdas
Tamanhas direitas criativas, inoportunas
Que é de mim e da minha rota?
A caminho das Índias, América perdida
Afogo-me cada vez mais em incertezas
De que alguma vez conseguirei respirar
Doce Inês de Castro perdeu-se em amores
Lá se foi a sua cabeça!
Perde-se-me o juízo
Lá se vai a minha certeza!
O mundo dá voltas e muitas voltas dá
Mas contínuo sem compreender
Engano-me a mim própria
Mais do que devia
Deixo fugir-me por entre os dedos
Alto lá que é ladrão!
A doce ironia de roubar a minha pessoa
Não me condenem já
Não me mandem para a fogueira
Sou pessoa só mais uma multidão
Inconstância de pensamento e acção
Deitei tudo a perder por caprichos e especiarias
Enconberta da manhã, rasgo branco de esperança
Fugi, de novo, a mim mesma
Enganei-me a mim própria
Mais do que devia
Os sonhos naufragados nessa doce maresia

4 comentários:

Expresso Oriente disse...

ora estás a ver? qual nhaca, qual quê! gostei! gostei bastante! está emotivo, gritante. "enganei-me a mim própria/mais do que via/os sonhos naufragados nessa doce maresia"... mais um quadro de mim mesma [que egocêntrica me saí... eheheh]

boas férias. eu tb vou ver se descanso e se finalmente apanho bons banhos de sol e mar.

Leonor disse...

Ora ainda bem, por uns tempos voltei ao activo. É bom saber. Nas minhas férias vou ter que andar à caça de inspiração.

Leonor disse...

Outra conclusão que cheguei, tu gostas dos retratos que te faço e ads vezes que acerto.

Expresso Oriente disse...

não o posso negar. gostamos sp das coisas onde nos reconhecemos, pois tornam-se familiares não o sendo...